Esquenta ENEM - 2014 - parte 2

Transmissão ao vivo do Esquenta ENEM 2014, oferecido pelo Sistema de Ensino CNEC. Simulado CNEC ENEM.

Canal - 2014
5 vídeos

Comentários

  • Lorrane 09 de Novembro de 2020 14:43
    Olá gostaria de saber qual a melhor forma de aprender balancear as equações químicas?

    Tenho uma dúvida enorme em relação a isso.
  • Marina de Araújo Martins 05 de Novembro de 2014 17:09
    Gostaria que explicassem o processo de destruição da camada de ozônio pela emissão de CFC's no ambiente.
    Colégio Luzardo Viana, Caucaia - CE
  • Polyana Noronha Soares 05 de Novembro de 2014 17:09
    Rafaela,
    quando analisado isoladamente os gráficos 1 e 3 até poderiam representar a variação na concentração de anticorpos após a administração de soro. Quando comparados com o gráfico 2, esse é soro e aqueles são vacinas. A confirmação dependeria da análise do intervalo de tempo.
  • Ody Júnior de Melo Mendes 05 de Novembro de 2014 17:09
    Profº Carlão ,Se mudar o liquido, a reação também muda?
  • Gustavo Carvalho Mateus Idaló 05 de Novembro de 2014 17:09
    Olá Slaynee, hidrólise compreende a reação de um reagente diretamente com a água, havendo quebra deste. Saponificação seria a reação de fabricação de sabão, com uma cadeia extensa de um ácido graxo e uma base inorgânica bem forte, tal como o NaOH ou KCl. Já a esterificação compreende a neutralização entre um ácido carboxílico e um álcool. Obrigado pela participação!
  • Luís Felipe Moreira 05 de Novembro de 2014 17:09
    o 3 º E de Uberaba
    Gostaria de saber como a termodinamica e o eletromagnetismo podem ser cobrados no ENEM ?

    Abraço!!
  • Gustavo Carvalho Mateus Idaló 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia Márcio Júnior, para mais informações sobre chuva ácida, segue o link da própria TVCnec : http://www.tvcnec.com.br/quimica/formacao-de-chuva-acida-e-oxidos-acidos/

    Obrigado pela participação!
  • Márcio Júnior 05 de Novembro de 2014 17:09
    professor Ricardo, primeiramente bom dia, gostaria de saber quando devo usar a equaçao de torriceli.
    obrigado desde ja, um abraço
  • Gustavo Carvalho Mateus Idaló 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia Marina de Araújo Martins!

    Segue o link que explicará a destruição da Camada de Ozônio:
    http://camada-de-ozonio.info/destruicao-da-camada-de-ozonio.html

    Obrigado pela participação!
  • Thiago Carrara 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia Luis!
    Na parte de termodinâmica acreditamos que pode ser cobrado questões que envolvam transformações energéticas e na parte de eletromagnetismo há chance de ser cobrado tópicos relacionados à variação de campo magnético e suas influências.
  • Gustavo Carvalho Mateus Idaló 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia Brunão!

    Basicamente pode ser cobrado deslocamento de equilíbrio químico. Princípio de Le Chatelier.

    Obrigado pela participação!
  • Thiago Carrara 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia Márcio!
    A equação de Torricelli é utilizada normalmente quando você possui informações de um movimento uniformemente variado que não envolve análises temporais.
  • Gustavo Carvalho Mateus Idaló 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia Germano!

    Há sim grandes possibilidades de se cobrar algo sobre tratamento de água. Processos de separação de substâncias e cálculos estequiométricos.

    Obrigado pela participação!
  • Bruno Moreira Barbosa 05 de Novembro de 2014 17:09
    Eu e o João Henrique gostaríamos de saber os assuntos de eletricidade mais recorrentes no ENEM. Obrigado.
  • Gustavo Carvalho Mateus Idaló 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia Ody Júnior!

    Se for em relação à pilha, ao solvente utilizado no eletrodo, utiliza-se exclusivamente água devido à sua capacidade de ionização e dissociação de substâncias.

    Obrigado pela participação!
  • Thiago Carrara 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia Bruno e João!
    Assuntos normalmente cobrados em eletricidade envolvem análise de consumo energético de aparelhos eletrônicos, processos de eletrização como estamos analisando e a compreensão e resolução de circuitos elétricos.
  • Bruno Moreira Barbosa 05 de Novembro de 2014 17:09
    Eu e o João Henrique gostariamos de saber se é possivel que o ENEM questione a respeito de máquinas térmicas. Obrigado.
  • Luísa Aragão de Melo 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia. A Florença perguntou se há outra maneira de resolver o exercício 1151 sem usar a lei de kirchhoff.
  • Thiago Carrara 05 de Novembro de 2014 17:09
    Sempre há a possibilidade de ser cobrado, contudo possivelmente este assunto possa ser cobrado na forma de análise gráfica.
  • Thiago Carrara 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia Florença!
    Neste tipo de questão em que não foram informados a relação entre as resistências do circuito, aconselhamos utilizar a 2ª Lei de Kirchhoff para agilizar a resolução.
  • Gabriel de Melo Borges 05 de Novembro de 2014 17:09
    Professsor Ricardo, eu e o Moisés do 3°C gostariamos que você nos explicasse como funciona a blindagem eletrostática. Muito obrigado pela aula!!! Att.
  • Cuca Beludo 05 de Novembro de 2014 17:09
    Eu gostaria de saber qual a diferenca entre calor e temperatura? E se pode cair questões de entalpia no enem?
  • Luísa Aragão de Melo 05 de Novembro de 2014 17:09
    A Isabela Mandrá quer saber como ocorre a eletrização por induçao.
  • Thiago Carrara 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia Cuca!
    Calor se refere basicamente a uma energia que se movimenta de um ponto para outro. Temperatura mede o grau de agitação molecular de determinada substância ou material. Quanto a cair entalpia, sempre há a possibilidade devida as novas alterações ocorridas neste novo modelo Enem.
  • Thiago Carrara 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia Luisa!
    A eletrização por indução ocorre quando há um corpo neutro ligado a um fio terra e se faz a aproximação de outro corpo carregado. Assim, corta-se o fio terra primeiro e depois se afasta o corpo eletrizado.
  • Thiago Carrara 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia Gabriel!
    A blindagem eletrostática basicamente existe quando o campo elétrico no interior de um ambiente é nulo. Como por exemplo na gaiola de Faraday!
  • Kaio Henrique 05 de Novembro de 2014 17:09
    Colégio Fayal de Itajaí;SC aguardando teste.
  • Ana Barbara Martins de Paula E Silva 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia,somos alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Cenecista Professor José Costa,de Barra do Piraí,estamos ansiosos pela aula de hoje!
  • Polyana Noronha Soares 05 de Novembro de 2014 17:09
    Estamos ao vivo com um vídeo. Podem conferir?
  • Maria Emília Ceciliano Camargo 05 de Novembro de 2014 17:09
    Estamos aqui na CNEC Paracambi RJ aguardando...
  • Simone de Cassia Lazaroto 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia a todos!!!!
    Colégio CNEC de Colombo/Pr já está online!!!! As turmas de 2.º e 3.º EM aguardam ansiosos pelo aulão de hoje!!!
  • Ladymary da Costa Ramos 05 de Novembro de 2014 17:09
    Estamos prontos ,aguardando Cenescista Iguaba Grande
  • Marcia Elisa Rombaldi 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom Dia!Instituto Cenecista Angelo Antonello de Farroupilha, RS aguardando o início dos trabalhos!
  • Polyana Noronha Soares 05 de Novembro de 2014 17:09
    Em 10 minutos iniciaremos nossa aula.
    Boa aula a todos!
  • Danival Roberto Alves 05 de Novembro de 2014 17:09
    Pedimos às unidades cenecistas que nos informem, sobretudo aquelas que tiveram solução de continuidade na recepção de nossa transmissão, ontem, se hoje estão tendo as mesmas dificuldades de recepção ou não.

    Abraços e boa aula!
  • Enrico Meneghetti Tablas 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom,dia! Escola Cenecista Professor Benedito Ortiz acompanhando o Esquenta Enem
  • Maria Emília Ceciliano Camargo 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia!!! Os alunos do Colégio Cenecista Paracambi estão ansiosos aguardando as aulas!!!
  • Igor Fonseca Tolentino Mascarenhas 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom Dia!!!
  • Graziela Cristina Lorencet 05 de Novembro de 2014 17:09
    Olá!
    Ainda não temos as aulas de ontem disponível para download?
  • Polyana Noronha Soares 05 de Novembro de 2014 17:09
    As aulas anteriores estão disponíveis dentro do portal www.tvcnec.com.br ?Canais?, ?Enem?, ?Esquenta ENEM?.
  • Igor Félix Miziara 05 de Novembro de 2014 17:09
    Olá! Você poderia, por favor fazer um breve resumo sobre epigenética? Obrigado!
  • Polyana Noronha Soares 05 de Novembro de 2014 17:09
    Igor, sua dúvida será respondida ao final da apresentação da disciplina.
  • Rodolfo Macedo Medeiros de Faria 05 de Novembro de 2014 17:09
    Qual a probabilidade de ebola estar presente nos vestibulares de final de ano? O país está pronto para um possível surto no território nacional?
  • Pedro Afonso Gomes Moura 05 de Novembro de 2014 17:09
    Galerinha de Itapajé que tá acompanhando no colégio, Bom dia!
  • Vasco da Gama 05 de Novembro de 2014 17:09
    Fjv cnec joinville online
  • Polyana Noronha Soares 05 de Novembro de 2014 17:09
    Rodolfo, de que cidade você nos assiste?
  • Polyana Noronha Soares 05 de Novembro de 2014 17:09
    Rodolfo, sua dúvida será respondida ao final da apresentação da disciplina.
  • João Marcello Pereira da Silva 05 de Novembro de 2014 17:09
    Cnec Arapiraca-AL também conectada... 3° Ano
    Bom dia a todos!!
  • Márcio Júnior 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia professor Daniel, eu adoraria saber uma possível proposta para solucionar o problema do ebola mundialmente.
  • Pedro Afonso Gomes Moura 05 de Novembro de 2014 17:09
    apenas a auxina interfere no crescimento da planta?
  • Germano Bandeira Nakamura 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia !!! O Murilo Carrara esta perguntando se esse fototropismo ajuda a planta a fazer fotossíntese pelo fato de fazer com que as folhas fiquem em direção a luz
  • Rafaela Fernandes Lourenço 05 de Novembro de 2014 17:09
    Nao entendi a questão dos gráficos sobre vacina e soro, pois o aumento de anticorpos tambem pode ser provocado pela introdução deles próprios, não necessariamente pela introdução de antígenos.
    3ºE UBERABA
  • Ariana Alves de Castro Salles 05 de Novembro de 2014 17:09
    Vocês são otimossss!!!! bvy: 3 E
  • Polyana Noronha Soares 05 de Novembro de 2014 17:09
    Márcio, isolar os indivíduos doentes e o desenvolvimento de uma vacina.
  • Polyana Noronha Soares 05 de Novembro de 2014 17:09
    Existe outros hormônios que interferem no crescimento como por exemplo a giberelina.
  • Polyana Noronha Soares 05 de Novembro de 2014 17:09
    O fototropismo positivo do caule auxilia no sentido de direcionar as folhas.
  • Luís Felipe Moreira 05 de Novembro de 2014 17:09
    Vocês poderiam explicar como é feita a proteção por "metal de sacrifício"?

    O 3 º E quer saber.

    Abraço!
  • Kaio Henrique 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia. Aqui no Colégio Fayal de Itajaí estamos enfrentando as mesmas dificuldades de ontem. Das 8h às 8h30 a transmissão até foi aceitável, com alguns poucos travamentos. A partir das 8h30 tornou-se inviável. A recepção passou a travar constantemente.
    Prof. João Hammes - Coordenador Pedagógico
  • Gustavo Carvalho Mateus Idaló 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia! Tente reiniciar sua conexão, atualizando posteriormente a página. Estamos com conexão normal, sem nenhum problema de transmissão. Esperamos que acompanhem as aulas e participem conosco. Abraços!
  • Polyana Noronha Soares 05 de Novembro de 2014 17:09
    Rafaela,
    a questão apenas relaciona duas vacinas em teste com os gráficos. E vacina não pode ser relacionada ao gráfico 2 porque o aumento de anticorpos nesse tipo de imunização artificial é gradativo.
  • Danival Roberto Alves 05 de Novembro de 2014 17:09
    Prof, João Hammes, bom-dia!
    A empresa que nos fornece o serviço de transmissão do vídeo por streaming afirma que a
    estrutura em rede necessita de um ajuste no firewall, a fim de disponibilizar algumas portas.
    No seu e-mail há as instruções da empresa sobre como proceder ao realinhamento da rede.

    Abraços,
  • Gabriel de Melo Borges 05 de Novembro de 2014 17:09
    professor Carlos, sempre que tiver presença de hidroxila o caráter será básico?
  • Gustavo Carvalho Mateus Idaló 05 de Novembro de 2014 17:09
    Olá, caso haja a liberação de hidroxila em meio aquoso, sim, haverá a característica básica.
  • Kaio Henrique 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia prof. Danival. O nosso pessoal do suporte está verificando tais informações. Lhes manterei informados.
  • Rafaela Fernandes Lourenço 05 de Novembro de 2014 17:09
    Professora Polyana, mas porque os gráficos 1 e 3 são necessariamente de introdução de antígenos, e não dos próprios anticorpos, caracterizando soros e não vacinas?
  • Bruno Moreira Barbosa 05 de Novembro de 2014 17:09
    Eu e João Henrique gostaríamos de saber quais as aplicações práticas de equilíbrio químico que podem ser cobrados no ENEM?
  • Germano Bandeira Nakamura 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia !! Carlao curti o bigode kkkkk tem grande probabilidade de cair tratamento de água ? Abraço Germano !!
  • Joao Vitor Borges Santiago Ll Ntiago 05 de Novembro de 2014 17:09
    Olá professor carlao, sou seu aluno do 3D, você poderia destacar quais as principais funções orgânicas, ou seja, as que têm maior probabilidade de aparecer em uma questão. Desde já agradeço, brigadinho.
    Assim: bodim
  • Gabriel de Melo Borges 05 de Novembro de 2014 17:09
    professor CARLOS, se tiver um haleto organico e uma funçao nitrogenada no mesmo composto, qual é a prioridade na nomenclatura ?
  • Bruno Moreira Barbosa 05 de Novembro de 2014 17:09
    Eu e o João Henrique gostariamos de saber como o assunto água pode ser cobrado no ENEM. Obrigado.
  • Gustavo Carvalho Mateus Idaló 05 de Novembro de 2014 17:09
    Bom dia João Vítor. Não há funções principais a se destacar, mas caso haja maior cobrança de estruturas biodegradáveis ou derivadas de seres vivos, teremos funções álcool, além de funções nitrogenadas amina e amida. Ácido carboxílico e éster pode ser cobrado em esterificação, saponificação e produção de biodiesel. Obrigado pela participação!
  • Fernanda Côbo Ruguê Freire 05 de Novembro de 2014 17:09
    Oi carlao aqui é a slaynee e gostaria de saber a difereça entre hidrolise, saponificaçao e esterificaçao.
  • Márcio Júnior 05 de Novembro de 2014 17:09
    bom dia professores, gostaria de saber um pouco mais sobre as reaçoes mais comuns da chuva ácida.
  • Gustavo Carvalho Mateus Idaló 05 de Novembro de 2014 17:09
    Olá Gabriel, quando se possui um haleto orgânico juntamente a uma função nitrogenada, a nomenclatura do haleto é dado antes da nomenclatura da cadeia principal (sendo IUPAC), tal como se faz com um radical. Logo após, procede-se normalmente com a nomenclatura do composto nitrogenado. Obrigado pela participação!